DIGITAL FASHION

Moda nos tempos digitais

SOBRE O CURSO

Como as tecnologias de fabricação digital podem transformar os modos de consumir e produzir na moda? Quais os desafios e possibilidades permitem as novas tecnologias?

Estas e outras questões serão experimentadas na prática que deve refletir o potencial transformador das tecnologias de fabricação digital no âmbito da moda. Neste curso, aprofundaremos o conhecimento e uso de três máquinas em especial (impressora 3D, máquina de corte à laser e scaner 3D) voltados para projeção de novos modos de produzir e consumir na moda.

CONTEÚDO

Em qual contexto surgem as máquinas de fabricação digital? Serão apresentados estudos de caso com projetos que utilizaram fabricação digital e, com isso, apresentam propostas de novas economias, além de diferentes modos de produzir e consumir. Módulos práticos e experimentais com as ferramentas apresentadas.

Módulos

IMPRESSÃO 3D
Iniciante
Trazer notebook próprio

Entender quais são as tecnologia de impressão 3D, seu papel no mercado e aprender modelagem tridimensional paramétrica voltada para moda.

.

CORTADORA LASER
Iniciante
Trazer notebook próprio

Entender todo o espectro de possibilidades e limitações das cortadoras a laser e desenvolver utilizando softwares vetoriais e tridimensionais.

.

SCANER 3D
Iniciante
Trazer notebook próprio

Celular, Kinect e Sense, afinal qual devo usar? O papel do scanner 3D no contexto de fabricação digital e as possibilidades de utilização da tecnologia na moda

.

Professora

Rafaela Blanch Pires

Realiza sua pesquisa de doutorado sobre moda, fabricação digital e seus impactos transformadores na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Durante seu intercâmbio na Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda), trabalhou no laboratório “Wearables Senses Lab” sob a orientação do professor Oscar Tomico e junto ao seu time de alunos/pesquisadores experts em temas voltados especificamente para moda e tecnologia. Participou de eventos e workshops do ArcInTex network assim como o TCBL, projetos de referência em inovação no campo de têxteis voltados para moda, arquitetura e design da Europa. Obteve título de mestre no curso Têxtil e Moda (Each – Usp) e Graduação nos cursos Bacharelado em Moda na Udesc, assim como Letras-Alemão (Ufsc). Foi professora de cursos relacionados à moda no Senac Lapa Faustolo de São Paulo e dá oficinas relacionadas em congressos, eventos e no Sesc São Paulo.

Na vida real é yogue, natureba (mas sem frescuras) e forte adepta do DIY na prática cotidiana.

VALOR

R$ 1056,00

4x de R$264,00

Pagamento em cartão de débito, crédito e à vista